domingo, 4 de maio de 2008

Taxa de Atualização do Monitor

Os monitores de computador, assim como as televisões, "piscam" determinada quantidade de vezes por segundo. Na verdade, eles mostram uma sequência de imagens estáticas a uma determinada quantidade de vezes por segundo. Na televisão convencional, essa taxa é de 60 quadros por segundo (por quadro, entenda-se, uma imagem estática). Já nos monitores de computador, essa taxa é configirável.
"Porque Alterar a quantidade de quadros por segundo?"
Porque seus olhos podem agradecer. A cintilância (o efeito das sucessivas piscadas da tela) causa incômodo e cansaço visual. Então, aumentando a taxa de quadros por segundo de sua tela, seus olhos percebem menos a troca de imagens, e por consequência, o incômodo visual é menor. O único problema é que os monitores tem limites, ou seja, cada monitor suporta até tantos quadros por segundo. E ainda, esse tanto de quadros por segundo depende da resolução que se está usando. Para resoluções menores, pode-se configurar uma taxa de quadros maior. Para monitores de 15 polegadas por exemplo, em 800x600 consegue-se até 80 a 85 quadros por segundo, e para 1024x768 consegue-se tipicamente 60 a 72 quadros por segundo.
Para monitores de 17 polegadas, tipicamente os monitores suportam até 85 quadros por segundo para uma resolução de 1024x768. Seja lá qual for seu caso, configure para o maior número possível. Segue o processo para configurá-lo no windows xp:
Free Image Hosting at www.ImageShack.us

QuickPost

Lembrando que hertz, é justamente a quantidade de quadros por segundo. Os bits de cor representam a quantidade de cores diferentes que serão exibidos. Quanto mais bitz, melhor a qualidade.
Muitas vezes, especialmente quando se troca de monitor, após a inicialização, a tela fica preta. Muitos imaginam ser defeito da placa de vídeo e coisa e tal, mas pode ser simplemente a taxa de atualização que está alta demais para aquele monitor. Para resolver este problema, basta ir pressionando F8 na inicialização do windows (nas barrinhas brancas) e escolher "modo vga". Depois, seguir os passos indicados acima para acertar a taxa de quadros por segundo e reinciar o windows normalmente.

Para linux, também pode-se ajustar a taxa de quadros por segundo. A maneira mais fácil de se fazer isso é através de um apliativo gráfico chamado Xrandr

Um comentário:

Lidiany CS disse...

Legal esse blog, já tive vontade de fazer uns posts assim, mas dá uma preguiiiiça!
Parabéns meninos!